fbpx

Transforme o óleo reciclado em desmoldante vegetal

A construção civil ainda utiliza muito o óleo diesel como desmoldante para concreto, e essa prática, além de não ser sustentável, não é recomendada.
Utilizar o óleo diesel como desmoldante pode causar problemas como queimaduras, dermatite e úlcera química nos trabalhadores que manuseiam. Além disso, ele não é muito eficiente pois pode causar manchas às peças de concreto, sem contar com o prejuízo ambiental pois gera muita poluição.
Uma alternativa é o uso de desmoldantes para concreto à base de óleos vegetais. A reciclagem de óleo de cozinha tem papel fundamental nesse processo.
O desmoldante para concreto pode ser fabricado com a reciclagem do óleo de cozinha usado. Com esse produto não há risco à saúde dos trabalhadores nem ao meio ambiente.

Como acontece a transformação do óleo de cozinha em desmoldante?
No centro de reciclagem, o óleo é separado de resíduos em tanques de filtragem. Aquilo que não é utilizado é encaminhado para indústrias de fabricação de ração animal.
Depois ocorre a decantação que separa o óleo da água, que é descartada. E o óleo vai para outro recipiente, passa por dosagem de aditivos e é enviado para o tanque de mistura.
Essa mistura passa por decantação novamente e o glicerol é separado do óleo desmoldante. A concentração é encaminhada para a fabricação de sabão em barra e o óleo é novamente filtrado com resinas importadas.
Então o óleo reciclado é embalado e enviado para indústria da construção civil.

Gostou da informação?
Ajude você também a construir um mundo melhor, ajude na reciclagem do óleo de cozinha.
Baixe o aplicativo para reciclagem de óleo da NatuRecicla na Play Store ou na Apple Store do seu smartphone.
Até o próximo post!